Devoluções


Resolução de contratos (Devoluções) em compras realizadas diretamente nos nossos espaços físicos:


Para compras efetuadas diretamente num espaço comercial, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora aceitar a Resolução de Contrato (Devolução) caso esse artigo esteja em conformidade, e nesse caso, apenas aceitamos trocas/devoluções quando apresenta um produto com defeito de fabrico, dentro do regime de garantia legal.


Nota: Levantamento de encomendas no espaço comercial decorrente de reservas ou compras previamente feitas através da Loja Online, será aplicada a legislação que rege as compras efetuadas diretamente no espaço comercial, não contando desta forma como uma compra efetuada à distância.

 

Resolução de contratos nas compras à distância em www.corotron.pt:

Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após tomar posse física dos bens, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.

Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.

Em encomendas efetuadas nas quais o cliente usufrua de portes grátis, os encargos de devolução são da responsabilidade do consumidor. Os portes inicialmente oferecidos são cobrados através de emissão de uma fatura e o respetivo valor descontado no montante a devolver.

 

  1.     Condições de aceitação:


Apesar de serem aceites devoluções/trocas nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem as seguintes condições:


1.1. O artigo devolvido tem de estar intacto, sem qualquer marca/dano de uso e exactamente nos mesmos termos em que foi comercializado (incluindo toda e qualquer embalagem associada).


1.2. Terá de devolver o artigo juntamente com todas as suas embalagens (externa e internas), documentos, manuais e acessórios sem sinais de uso.
1.3. O bem devolvido deve fazer-se acompanhar da fatura onde se faça a prova da sua compra.


No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca, de acordo com o Artigo 14.º nº 2 do DL n.º 24/2014.

 

  1.     Produtos NÃO aceites para Devoluções/Trocas:

 


Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza não podem ser aceites para devoluções/trocas de acordo com o Artigo 14.º nº 2 do DL n.º 24/2014.
2.1. Não são aceites trocas ou devoluções de auriculares/auscultadores/headsets, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, semicondutores, transformadores de linhas, ópticas laser, soldadura, consumíveis/produtos desgaste ou software.

2.2. Não são aceites trocas ou devoluções de televisões, computadores, telemóveis, Impressoras, smartphones, smartwatchs ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados, produtos cortados à medida, produtos de higiene, produtos cosméticos, máquinas e artigos de cuidados pessoais. Assim como, produtos que tenham sido ativados, produtos que contenham um conta-quilómetros ou um contador de horas ligado à utilização (ex.: bicicleta, mini motociclos, equipamentos Gino-desportivos, equipamentos de estética, etc.).

2.3. Não serão aceites trocas ou devoluções de produtos cuja embalagem envolvente esteja rasgada ou violada, em virtude de esse produto ficar inutilizado e não poder ser vendido novamente.

2.4. Não serão aceites trocas ou devoluções de Grandes e Pequenos eletrodomésticos.
2.5 Não serão aceites trocas ou devoluções  para um PEDIDO POR ENCOMENDA (PEDIDO ESPECIAL PARA CLIENTE); Após a realização de uma encomenda de um(uns) produto(s) ao(s) fornecedor(es) a pedido especial de um cliente, a mesma não se responsabiliza pela não satisfação do produto(s) como recusa automaticamente a sua devolução, visto que houve informação/aceitação/acordo nas características/especificações do(s) produto(s).


2.6. Qualquer caixa deverá ser devidamente acondicionada, nomeadamente dentro de outra caixa que não a original. Uma vez que a caixa original não poderá sofrer de qualquer marca de dano ou colocação de etiquetas da empresa transportadora.
3. Dar início ao processo de Devolução/Troca:
Terá de aceder através de login à sua área de cliente, na loja online e preencher o formulário de RMA disponível para o efeito. Nele deverá mencionar a aparente causa da avaria (da maneira mais específica possível). Posteriormente deve aguardar que seja atribuído o número de identificação RMA, e os procedimentos a seguir indicados por um dos nossos colaboradores.
Os valores dos portes da devolução ficam a cargo do consumidor.

4. Formas de reembolso de Devoluções:

4.1. A devolução só será efetuada após a verificação técnica do estado do produto.
4.2. Em caso de aceitação da devolução, o cliente pode optar uma Nota de Crédito ou pelo reembolso que será efetuado pela mesma via do pagamento inicial, ou por transferência bancária (para isso, o cliente deve facultar um NIB).